poema _ evento
O mês que antecedeu o lançamento do Poema trouxe ao Petrópolis uma série de ações de guerrilha para aumentar a expectativa e sensibilizar o público. Em sua essência, todas tinham baixo orçamento, execução imediata e um grande apelo artístico. Na primeira semana, mais de três mil cartas foram endereçadas às caixas de correio da vizinhança com poemas anônimos. Na segunda, poemas foram grafitados no chão com verniz transparente e os versos brotavam conforme a chuva molhava as calçadas e as palavras permaneciam secas. Na terceira, atores declamavam versos em performances interativas nos parques e praças do bairro. A quarta semana fez poesia frutificar, com mais de três mil impressos pendurados em árvores cinquentenárias.
Todas as ações foram unificadas pelo uso da hashtag #poemapetropolis, sem nome ou qualquer outra menção, buscando estabelecer uma relação criativa da marca com a comunidade. Por fim, um grande piquenique de rua recebeu centenas de pessoas com mostra artística, show a capella, performance teatral e receitas culinárias. O resultado foi a apropriação da hashtag, a surpresa pelo protagonismo do movimento quando a marca foi revelada, mídia espontânea nos principais jornais e, mais importante, a simpatia dos moradores que descobriram o empreendimento de maneira empática e criativa.
Ano: 2017
Cliente: Stemmer Rodrigues
Direção: Jean Joris
Porto Alegre/RS